Organizadores

pagEduardo

Dr. Eduardo Grecco

1. Graduado em Medicina pela FMABC EM 1999
2. Residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência de SP em 2000/2001
3. Especialização em Endoscopia Digestiva Alta pelo Hospital Clínicas da FMUSP. 2002/2004.
4. Professor Afiliado da Disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo e Coordenador do Serviço e da Residência Médica de Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo-Brasil
5. Membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva-SOBED
6. Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
7. Membro da Association for Bariatric Endoscopy- ABE
8. Membro da American Society for Gastrointestinal Endoscopy – ASGE
9. Membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders – IFSO
10. Consultor da Apollo Endosurgery
11. Endoscopista Bariátrico do Instituto EndoVitta

pagGustavo

Dr. Gustavo de Quadros

1. Mestre e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco;
2. Professor Colaborador da Faculdade de Medicina do ABC;

3. Professor e Orientador da Pós-graduação de Ciências da Saúde da FAMERP;
4. Codiretor do Curso de Endoscopia Bariátrica – IRCAD América Latina;
5. Endoscopista da Kaiser Clínica e Hospital Beneficência Portuguesa de S. J. Rio Preto;
6. Chefe do Centro de Ensino e Treinamento da SOBED no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto.

pagMaGalvao

Dr. Manoel Galvão

Dr. Galvão Neto graduou-se em Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 1989. Após completar programa de residência de 3 anos no Hospital 9 de Julho em São Paulo, retornou a Bahia para assumir posição de professor convidado da disciplina de técnica cirúrgica na Escola Bahiana entre 1993-98, tendo sido efetivado como coordenador do núcleo de pesquisas em cirurgia experimental e professor assistente em 1998, permanecendo até 2000.
Nesse período desenvolveu modelo de treinamento em cirurgia laparoscópica com ratos utilizando equipamentos convencionais, focado em estudantes de graduação, tendo treinado mais 4 turmas de 200 alunos da escola de medicina. Este modelo de treinamento foi exportado para outras faculdades do Brasil, incluindo a Santa Casa de São Paulo, onde foi adotado no currículo da disciplina de Ginecologia p/ graduação e pós-graduação.
Em 2003 defendeu tese de mestrado na Universidade de São Paulo pela disciplina de cirurgia do aparelho digestivo sobre o referido modelo de treinamento.
Durante esse período obtém, grau de especialista em cirurgia do aparelho digestivo pelo CBCD (1992) e em Gastroenterologia pela FBG (1995).
No serviço público entre 1993-00, foi preceptor responsável pelo credenciamento da residência de cirurgia geral do Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana na Bahia (MEC, decreto 19-95 / processo 004399/95), tendo ainda ocupado o cargo diretor geral nos anos de 1996-97. No período de 1999-00, atuou no Hospital São Rafael como médico assistente, preceptor e responsável pela instalação e posterior treinamento de equipe do setor de manometria esofágica do Serviço de Cirurgia do hospital.
No ano de 2001 retorna a São Paulo, onde inicia atividades como coordenador do serviço de avaliação funcional do esôfago do laboratório Diagnósticos da América e em paralelo desenvolve atividade de pesquisa e consultoria junto a empresa Alacer Biomedica® que culmina no desenvolvimento de equipamento nacional de pHmetria e manometria esofágicas que hoje são os líderes no setor, e que, para capacitar o mercado, desenvolveu modelo de treinamento em bases interativas avançadas que já treinou até o momento mais de 500 médicos de todo o pais.
No ano de 2002, funda juntamente com os Drs. Almino Ramos e Manoela Galvão a clínica Gastro Obeso Center, sendo desde o início coordenador científico e responsável pelo desenvolvimento de processos e treinamentos. Esse é provavelmente o maior “case” de sucesso em cirurgia bariátrica da América Latina, tendo realizado mais de 6.000 procedimentos cirúrgicos de obesidade (92% realizados por laparoscopia ou endoscopia) desde o inicio de suas atividades. Nessa área, desenvolveu modelo de treinamento para cirurgia bariátrica laparoscópica e equipes multi-disciplinares em parceria do a empresa Ethicon Endo-Surgery® , tendo até o momento, treinado mais de 200 cirurgiões e 100 membros de equipes multidisciplinares de toda a América Latina, Portugal, Espanha, Japão e Índia Nesse período foi ainda o pioneiro no Brasil realizando exame de cápsula endoscópica de intestino delgado em 2001, de esôfago em 2006 e de colon em 2007.
Realizou as primeiras: retirada endoscópica de banda gástrica; colocação de balão intra-gástrico de ar; procedimentos de cirurgia transluminal por orifícios naturais em animais o qual foi o segundo procedimento humano transgástrico do mundo. Implante da prótese de bypass duodeno-jejunal endoscópico endoluminal GI Sleeve® / EndoBarrier® que já está em estudos para o FDA e CE.
Com relação a potenciais conflitos de interesse, o Dr. Galvão Neto atua como consultor cientifico nacional e internacional das empresas Alacer Biomedica®, Ethicom EndoSurgery® e GI Dynamics®.
Já recebeu honorário a titulo de “speaker” pelas empresas Ache®, Allergam® e Janssem®

pagThiago

Dr. Thiago F. de Souza

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Campos
Residência Médica em Cirurgia geral pela Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo.
Estágio de Endoscopia Digestiva no HCFMUSP
Título de Especialista pela SOBED.
Doutor em Cirurgia – HCFMUSP.
Coordenador do Serviço de Estágio e Residência Médica em Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC – Hospital Estadual Mário Covas
Médico preceptor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal – HCFMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.